segunda-feira, 22 de setembro de 2008

aparelho de chá (para barrão) 2008


O aparelho de chá tem uma relação com as xicaras encadeadas pelas asas do Barrão e também com as cuias do La Belle Jardinière, baldes e bacias que venho fazendo desde 1998.
Foram usados utilitários feitos em formas e cortados furos por onde podem entrar dedos ou braços além daqueles que servem de máscaras e lembram um crânio - os buracos onde se encaixam os olhos. A idéia é que eles são entrelaçados pelas asas e furos.
Não dá para deixar e comentar que esteve presente durante todo o processo de construção desses trabalhos a lembrança da convivência com a minha tia Solange Nazareth e sua mãe Lalu que dava nome à cerâmica. Sola me levava de vez em quando para lá onde eu podia observar o pessoal trabalhando ou ficar numa mesa esculpindo o barro que depois era queimado no forno. Todas as tigelas de casa vinham de lá assim como a intimidade que eu tenho com o material, design e a produção de utilitários em cerâmica.
O trabalho foi produzido no atelier Barro Blanco que faz os pratos leiloados pelo Museu Lasar Segall.

Nenhum comentário: